Transferindo saves do Snes9x e ZSNES para o SuperUFO Pro 8

Para quem possui o SuperUFO Pro 8 e deseja transferir os arquivos .srm salvos no PC para ele, é necessário fazer um procedimento que vou explicar aqui. Se você fizer o inverso, pegar o arquivo .srm no SuperUfo e transferir para o PC, tanto o Snes9x, quanto o ZNES irão ler normalmente sem precisar de conversão. Porém quando se tenta o inverso, o SuperUFO irá retornar a mensagem "NOT SAVE FILE". O procedimento é um pouco chato para quem não está acostumado com linha de comando, mas também não é coisa de outro mundo.
Primeiro baixe o ucon64, que será o programa usado para o processo:
http://ucon64.sourceforge.net

Extraia os arquivos para uma pasta, copie o seu arquivo *.srm para esta pasta e renomeie para um nome pequeno e fácil, exemplo:

De: Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest (USA) (En,Fr).srm
Para: DK.srm

Para o Windows execute CTRL+E, digite cmd e dê ENTER. Na tela preta que abrir, digite cd e dê um espaço, depois arraste a pasta (pasta inteira, não os arquivos) dos seus arquivos para essa tela e de ENTER. Fazendo isso você já estará dentro da sua pasta para executar o comando.

Agora basta executar o comando como abaixo:

ucon64.exe --pad -ufos "DK.srm"

Para Linux (e acredito MAC OS) abra um terminal e dentro da pasta execute:

./ucon64 --pad -ufos "DK.srm"

Observando que dentro das aspas " " precisa estar o nome correto do seu arquivo .srm.

Pegue o novo arquivo .srm, copie para o cartão SD e no menu Backup do SuperUFO Pro 8 use a opção "SRAM SDC to UFO" para copiar o arquivo. Fique atento, porque o SuperUFO Pro 8 não guarda por muito tempo esse arquivo na memoria, faça sempre um backup de volta ao cartão SD quando parar de jogar em "SRAM UFO to SDC". Um outro detalhe é que se jogar outro jogo e salvar ele sobrescreve o save.

Comentários