Primeiros testes com o Raspberry Pi

Nos primeiros testes com o Raspberry Pi, fiz a instalação do Raspbian seguindo os passos da pagina oficial, tudo bem simples. A primeira dificuldade que tive foi de não encontrar nas configurações do mesmo, com o comando raspi-config, a configuração do teclado brasileiro ABNT2, então achei a dica no Garoa Hacker Clube. Outro problema é a interface grafica não vir por padrão com o controle de volume, facilmente adicionado clicando com o botão direito na barra de tarefas e em "Adicionar/Remover itens do painel".

Para rodar mp3 e filmes, já existe por padrão o omxplayer, porém instalei o mplayer, que acho ter uma compatibilidade melhor com outros formatos de vídeo. Para instalação, abra o LXTerminal e use os comandos:

sudo apt-get update

sudo apt-get install mplayer

E para rodar os arquivos:

mplayer exemplo.mp4

ou

omxplayer exemplo.mp4

Mas para quem pretende utilizar o Raspberry Pi somente para rodar arquivos multimídia, melhor usar a distribuição Raspbmc, totalmente voltada para este fim.


Fiz também alguns testes com ssh e sftp do Raspbian para o Ubuntu da minha maquina. Para habilitar o ssh no Raspbian, existe a opção já no menu raspi-config.

Por fim, precisei tirar um screeshot e ele também não tem nenhum programa instalado por padrão para isto. Então instalei o scrot, que é bem simples e eficiente. Basta abrir um terminal e digitar scrot e ele irá salvar na pasta onde você executou o comando, o screeshot de toda a tela. Ou scrot -s e ele ficará esperando você selecionar com o mouse a tela que você quer o screenshot.

O próximo passo será operar a interface GPIO.

 

Comentários